Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

O cometimento de falta grave pode retirar da empregada gestante o direito a estabilidade provisória

há 7 anos

Empregada gestante atenção. Recentemente a 2ª (segunda) Turma do Tribunal Superior do Trabalho entendeu que a dispensa por justa causa retira o direito a estabilidade da gestante.

A estabilidade da gestante previsto no art. 10, inciso II, b, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, CF, veda que o empregador dispense a empregada gestante, de forma arbitrária ou sem justa causa, desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto.

As condutas, que tipificam a falta grave, estão previstas no art. 482 da CLT. No caso em comento, a empregada incorreu na alínea ‘e’ do mencionado artigo, desídia no desempenho das funções. O autor Délio Maranhão, citado por Vólia Bonfim Cassar, aduz que a desídia se caracteriza pelo descumprimento das obrigações contratuais de prestação de serviço de forma produtiva, quantitativa e qualitativamente.

No caso em menção, a empregada, de forma reiterada, foi omissa no desempenho da sua função. Omissão essa que ocasionou prejuízos financeiros e econômicos ao empregador.

Além da desídia, existem outras condutas em que a empregada pode incorrer e consequentemente ocasionar uma punição por falta grave? Sim meu caro leitor ou leitora, na legislação extravagante existe diversas condutas que podem ocasionar a ruptura contratual por falta grave.

Logo, a empregada deve tomar cuidado no desempenho de suas funções, já que, eventual conduta grave cometida durante as suas atividades, pode acarretar a ruptura do contrato de trabalho, além disso, não lhe ser assegurado o direito a estabilidade gestacional, caso a empregada esteja grávida no momento da despedida ou até mesmo no caso em que se descobre a gravidez em momento posterior a ela.

Estabilidade da Gestante o que é?

É direito social previsto no art. 10 do ADCT, da CF. Consiste na vedação de o empregador despedir de forma arbitraria ou sem justa causa a empregada gestante desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto.

O cometimento de conduta tipificada como falta grave pode ocasionar a perda desse direito.

Sim.

Onde essas condutas estão tipificadas?

Para os empregados comuns art. 482 da CLT. Algumas categorias devem observar a legislação extravagante, exemplo art. 13 da Lei nº 6.019/74.


Fonte Bibliográfica.

Direito do Trabalho - 9.ª edição

Autor: Vólia Bomfim Cassar; página 1118.

Processo nº TST-RR-928-73.2010.5.09.0664

  • Sobre o autorAdvogado no Contencioso e Consultivo Trabalhista
  • Publicações2
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações946
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-cometimento-de-falta-grave-pode-retirar-da-empregada-gestante-o-direito-a-estabilidade-provisoria/409616104

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)